sexta-feira, 19 de setembro de 2008

SOU


Depois do "tempo" que a banda Los Hermanos instituiu.... (buá!)
Em Setembro, Marcelo Camelo lançou seu disco solo SOU.
A capa já é uma poesia... É um SOU que vira NÓS ou quem sabe um SOU SÓ?!

Trabalho intimista (que clichê! adoro esse palavra! rsrs) e sereno. Parece que ele respirou fundo e escreveu as letras, por pura inspiração, relaxado, sem precisar de retoques, ajustes. Bem, foi assim que me pareceu!

***
Da Banda, meu predileto sempre foi Amarante, que, com sua voz arrastada, cantou minhas músicas favoritas. Como esquecer a vocalização final de "Retrato para Iaiá" e a perfeita "Último Romance"? Tinha que ser ele cantando.
Mas voltando ao Camelo, também não dá para imaginar "Flor" e "Conversa de Botas Batidas" sem o seu tom. Estas também estão entre as melhores e embalam minhas viagens nas topics da vida...rsrsr. E não há como não ficar boquiaberto com suas composições de letras profundas e música envolvente. Seu jeito calmo de cantar...simples...está muito mais "espôntaneo" em seu álbum solo.

***
Voltando ao SOU, ainda estou degustando... Como a um vinho tinto suave... com calma e na temperatura correta... e é delicioso!!
Algumas faixas já me chamaram a atenção.

A música "Doce Solidão" é marcada pelo violão e percussão, o que dá amplitude a voz de Camelo e seu assobio (sim.. a música tem assobios) parecendo que ele está ali ao seu lado cantando displicente... A voz é doce feito o título e a letra é empolgante.

" Posso estar só
Mas sou de todo mundo
Por eu ser só um
a nem
a não
a nem dá solidão
Foge que eu te encontro
Que eu já tenho asa
Isso lá é bom
Doce Solidão?"

Na música "Janta" tem participação de Mallu Magalhães cantando em inglês/português e também tocando violão.
Além da participação de Mallu, tem Dominguinhos com sua sanfona em "Liberdade". E se não bastasse a letra é linda!

"Perceber aquilo que se tem de bom no viver
É um dom
Daqui não
Eu vivo a vida na ilusão
Entre o chão e os ares
Vou sonhando em outros ares
Vou fingindo ser o que já sou
Fingindo ser o que já sou
Mesmo sem me libertar eu vou
É deus parece que vai ser nós dois até o final
Eu vou ver o jogo se realizar de um lugar seguro
De que vale ser aqui
De que vale ser aqui
Onde a vida é de sonhar
Liberdade?"

E tem as animadas "Copacabana" uma marchinha, meio frevo (srsrs)...gostosíssima e "Menina Bordada"... que me lembrou um som antigo de Carlinhos Brown.(Quixabeira)

Fechando...a emblemática "Passeando", música instrumental que tem ao seu final uma frase:

"E lá vai deus sem sequer saber de nós
Saibamos pois
Estamos sós."

Pois bem...depois conto mais...
Estou degustando...

***

Quer ouvir?

7 comentários:

Patrícia Alves disse...

Tô baixando umas músicas do CD dele agorinha... Eu gosto tanto do Camelo quanto do Amarante, mas as músicas do Amarante eu acho mais intimistas (a palavra q tu gosta). Sinto falta do Los Hermanos, mas sei que eles separados poderão nos dar muita coisa boa, muito mais.

Bom te ver na quinta!
Beijão!

Andrea Araújo disse...

JANTA é linda! Estou viciada nela...

"eu quis te convencer mas chega insistir, caberá ao nosso amor por o que há de vir, pode ser a eternidade má. Caminho em frente pra sentir saudade."

Vanessa Campos disse...

Eu ouvi uma vez só e foi com certa estranheza. Pareceu experimental, talvez uma busca dele pela sua própria sonoridade. Vou escutar com mais calma.

Ana Léa disse...

Escuta Van..
Tem umas que tive a mesma estranheza..Teo e a Gaivota, Passeando...Contudo, "Janta", "copacabana", "doce solidão"...são lindas.
bj

Andrea Araújo disse...

eu peguei foi daqui o Camelo, muié. Já tinha ouvido falar, aí qdo li aqui me rendi, a curiodidade foi maior e baixei. Amarante também é meu predileto!

Anônimo disse...

hum... intimista só me lembra Elis cantando Chico Buarque, hein! Achei o disco cantado pra dentro, é a melhor definição que consigo dar por hora (isso é bom ou é ruim?) =P

seu dileto confrade disse...

Sobre Amarante, sempre disse à Andrea que achava ele a cara do Allyson. Só falta teu hômi deixar a barba crescer de verdade pra parecer mais :^P