quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Capitu

Devido aos afazeres desse meu término de ano atribulado... Não pude acompanhar a minissérie
"Capitu" exibida pela Rede Globo. Alguns amigos das Letras já me disseram gostar...outros não... enfim... não vou entrar nesse mérito..já que não assisti!

***
Mas, lembrei-me dos meus tempos de pré-adolescência, quando pela primeira vez li "Dom Casmurro" de Machado de Assis. Livro apaixonante, sedutor, que te prende desde o início.
Somos guiados pelos ciúmes de Bentinho, sua narração, sua tristeza, rancor e raiva... somos guiados também por sua paixão desmedida e toda sua transformação em Dom Casmurro.
Esse livro me marcou ... e me fez entender que nem todas as histórias de amor acabam bem... e o mais relevante foi, pela primeira vez, ter lido uma história onde a certeza dos acontecimentos não foram postas.
A dúvida permeia nos pensamentos e nós, enquanto leitores, é que vamos construir se "aqueles olhos de cigana oblíquos e dissimulados" realmente são de traição.
E isso me deixava agoniada... eu queria saber se Capitu tinha traído ou não. E depois eu adorei perceber que nunca teremos a compreensão TOTAL do real. Há coisas que não saberemos nunca. Só temos uma represntação da realidade e do seu significado para nós.
É importante saber se Capitu traiu seu Bentinho? Se ela o amava e não traiu, ou se ela o amava e mesmo assim o traiu? Não sei.
Viajei.....

  • Esse post todinho foi só para dizer que essas memórias me vieram quando escutei a Música "Elephant Gun" da banda Beirut (tema da série). Foi em uma cena que me marcou (das poucas que vi)... Capitu risca o chão e Bento, já Dom Casmurro, segue seu traçado. É linda demais: a cena e a música!
  • Aqui o Clip da música com legenda.
abraços!

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei lindíssimo tb... Van disse que vai baixar e eu copiar, claro! Só consegui assistir na sexta...