quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Que venha 2009!





Esse ano foi difícil...
morte de pessoas próximas e queridas...
no plano nacional... retrospectiva que nem vou mencionar...no Brasil, muita dor.
aprendemos também com a dor...dor inevitável.
E saber lidar e superá-las, talvez, o grande segredo de recomeçar e de se permitir ser feliz.
E por isso, fui muito feliz também neste ano: Momentos simples de encontro com amigos que me deram prazer e alegria, conquistas profissionais e minha vida dividida e somada com a dele.

***
Não acredito que serei feliz sempre...desejo ser feliz com muita frequência. Quero ter coragem para isso..É preciso coragem para ser feliz...Não se afogar nas tristezas e torná-las desculpas para não buscar a felicidade.
E a Felicidade? São momentos. Saibamos percebê-los e aproveitá-los... Ja dizia Drummond:
"A dor é inevitável. O sofrimento é opcional"
E para meus afetos...uma pergunta de Nietzsche: Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?
Busque-a sempre! Viva com toda garra e coragem.
E 2009 nos espera com momentos felizes e tristes (espero que mais felizes)...e eu estarei aqui... com vocês para compartilhá-los. Isso eu prometo.
Vocês, amigos, são os meus presentes cotidianos. Não espero o Natal.






quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Capitu

Devido aos afazeres desse meu término de ano atribulado... Não pude acompanhar a minissérie
"Capitu" exibida pela Rede Globo. Alguns amigos das Letras já me disseram gostar...outros não... enfim... não vou entrar nesse mérito..já que não assisti!

***
Mas, lembrei-me dos meus tempos de pré-adolescência, quando pela primeira vez li "Dom Casmurro" de Machado de Assis. Livro apaixonante, sedutor, que te prende desde o início.
Somos guiados pelos ciúmes de Bentinho, sua narração, sua tristeza, rancor e raiva... somos guiados também por sua paixão desmedida e toda sua transformação em Dom Casmurro.
Esse livro me marcou ... e me fez entender que nem todas as histórias de amor acabam bem... e o mais relevante foi, pela primeira vez, ter lido uma história onde a certeza dos acontecimentos não foram postas.
A dúvida permeia nos pensamentos e nós, enquanto leitores, é que vamos construir se "aqueles olhos de cigana oblíquos e dissimulados" realmente são de traição.
E isso me deixava agoniada... eu queria saber se Capitu tinha traído ou não. E depois eu adorei perceber que nunca teremos a compreensão TOTAL do real. Há coisas que não saberemos nunca. Só temos uma represntação da realidade e do seu significado para nós.
É importante saber se Capitu traiu seu Bentinho? Se ela o amava e não traiu, ou se ela o amava e mesmo assim o traiu? Não sei.
Viajei.....

  • Esse post todinho foi só para dizer que essas memórias me vieram quando escutei a Música "Elephant Gun" da banda Beirut (tema da série). Foi em uma cena que me marcou (das poucas que vi)... Capitu risca o chão e Bento, já Dom Casmurro, segue seu traçado. É linda demais: a cena e a música!
  • Aqui o Clip da música com legenda.
abraços!

Últimas notícias da Greve.

Olá!

Mais uma vez o STJ mostrou a quem está servindo.
Desde o habeas corpus antes mesmo da prisão do "Peixe Grande(D.Dantas)" que minha desconfiança anda atilada...

E em uma estratégia vergonhosa e covarde... o STJ "fez" tudo que os 5 governadores queriam.
Diante disso o STJ me pareceu querer desqualificar e descartar todas as discussões que existiram até a aprovação da "Lei do Piso" e uma luta de mais de 20 anos da categoria.(lembrando que essa lei foi elaborada, discutida e aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, ultrapassando as barreiras e impasses partidários). Se não houver a implantação total da Lei do Piso podemos concluir que 5 governadores terão mais poder e influência que o próprio Congresso Nacional, Presidente e todos os educadores.
Será??? Espero que não. Quando a Educação será tratada com prioridade nesse país?

E além do Piso Pirata, o Governador ainda fez questão de mostrar sua noção de "prioridade na educação": diminuiu a carga horária e agora o 1º ano do ensino médio terá apenas 1h/a de História, Geografia e de Filosofia. Da para entender???

A educação para alguns é a formação de mão-de-obra barata. Para quê esses meninos estudarem História e Filosofia??? Se ninguém quer que eles pensem... Não é mesmo governador???
Isso é um absurdo... e a sociedade tem que juntar-se aos professores para lutar contra esses ataques e realmente termos uma qualidade na educação neste estado.


CALENDÁRIO:

Voltaremos dia 05/01 para retomar o 4 bimestre.

E quem pensa que vamos deixar barato.... 2009 vai entrar para História da luta e consolidação dos direitos dos professores nesse país. Isso é o que desejo.

"Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...
Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida...."

Milton Nascimento e Fernando Brant

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ei...esse texto é meu??

Mudando um pouco o foco da Greve, resolvi fazer um comentário a respeito de apropriar-se do que não é seu. Vou explicar-me.


Meses atras apliquei uma avaliação em minhas turmas de 1ºano (Ensino Médio), uma atividade de produção textual em formato de HQ's e de Cordel. E tamanha foi minha decepção ao perceber que 50% dos alunos plagiaram... (teve Patativa, Manoel Cabloco, Maurício de Sousa e mais.)Respirei fundo e fui dura como nunca costumo ser com eles. Além do sermão, todos os plágios foram punidos com nota ZERO, sem direito a refazer o trabalho. E a princípio...não vou mentir... fiquei com receio de fazer isso... Não dar uma segunda chance, mas depois pensei: Não sou professora de História, sou professora de gente... e a impunidade não me parece uma forma adequada de educar. E sei que eles (a maioria) apoiaram a minha atitude.

***

Temos que acabar com essa mentalidade do "jeitinho brasileiro". Nem sempre o caminho mais fácil é o correto, ou vai acabar bem. Acho que eles aprenderam a lição.

Será pretensão ou ingenuidade achar que poderia plagiar Patativa do Assaré, e que eu não iria perceber? Espero que seja ingenuidade.

Como se chama quando você se apropria de algo que não é seu, sem a devida permissão do dono?
No plano material: roubo.
No plano intelectual: plágio.

E plágio é crime.

Com a internet, as informações correm rapidamente...milhões delas...mas o conhecimento não é tão rápido quanto a disseminação das informações. Simplesmente fazer um CTRL+C e CTRL+V... não vai te fazer construir conhecimento...
Temos que ter cuidado com as informações que colhemos e o principal: DAR OS CRÉDITOS de quem as elaborou.

Um texto de Martha Medeiros é lindo, profundo, inteligente... mas é dela. Se coloco no meu perfil de orkut...tenho que dizer que é dela... Ou pretensiosamente quero que achem que é meu? Que espécie de elogio fajuto é esse ao seu próprio ego??

Tenho textos meus aqui...nesse blog. E compartilho com aqueles que viajam por minha algazarra. Mas saíram daqui...das minhas experiências e sentimentos... É o meu modo de ver e escrever o mundo. Quer utilizá-lo? Que bom! é uma honra... saber que houve empatia pelo escrito/sentido. Mas eles são meus... E eu sou Ana Léa Bastos Lima... com todos defeitos e qualidades, marmotagens e criatividade que me identificam, que me formam e que me exprimem.

abraços!

Cada dia mais apaixonada por minha profissão: De suor e de lágrimas, mas com muitos sorrisos e possibilidades de construção. Alunos meus: Abraços! Queros-os grande em caráter e respeito.


sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Informações da Assembléia do Dia 05/12



Oi gente... a mobilização está se fortalecendo.
Vários colégios de Fortaleza e alguns municípios no interior já estão parados.
Temos que segurar esse greve até o dia 15/12 quando será votada a matéria no STJ.





Obs: Domingo o dep. Heitor Ferrer vai estar às 22h na TV União falando sobre o PISO. Confiram!!





CALENDARIO:

  • Quinta-feira: Dia 11/12:

- Debate no Aécio de Borba às 16h com representantes do governo e da prefeitura.

  • Sexta-feira: Dia 12/12:

-Assembléia às 9h no Aécio de Borba.

Abraços.