quinta-feira, 4 de março de 2010

Gatilhos de Memórias


Existem algumas músicas, determinados cheiros ou locais, que são gatilhos para minhas lembranças e sensações.

Quando escuto uma música, que por vezes, há tempos não ouvia, ou quando sinto um perfume específico, emoções são despertadas por essas memórias, por esses impulsos sensoriais.

É comum acontecer, com qualquer um, mas é incrível, ?

Sentir um cheiro e lembrar das angústias adolescentes
Escutar uma música e lembrar das sensações que elas te causavam.
Bate uma nostalgia...

Um dia desses, escutando o trabalho dos Cinco no Palco (Lenine, Chico César, Paulinho Moska, Zeca Baleiro e Marcos Suzano) um encontro criativo - e que encontro!- de cinco grandes músicos, no final da década de 90, com um repertório perfeito, uma dentre essas músicas, deu-me exatamente a sensação que tento explicar acima: senti, como na época em que escutei pela primeira vez , as reflexões que a música me causou.

A música: Último Dia, de Moska e Billy Brandão.

Meu amor
O que você faria
Se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar,
Me diz o que você faria

Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia

Meu amor
O que você faria
Se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria

Corria prum shopping center
Ou para uma academia
Pra se esquecer que não dá tempo
Pro tempo que já se perdia

Meu amor
O que você faria
Se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria

Andava pelado na chuva
Corria no meio da rua
Entrava de roupa no mar
Trepava sem camisinha

Meu Amor
O que você faria?
O que você faria?
Abria a porta do hospício
Trancava a da delegacia
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Me diz o que você faria
Me dia o que você faria...

###


Entrava na música e me perguntava: E eu? o que eu faria?

Elaborava ações para o dia final e, sempre, o que eu mais pensava era: de quem eu iria sentir falta? Quem sentiria falta de mim? Era angustiante pensar na finitude, na minha finitude, e esse pensamento, refletia em mim dores físicas, aquela pontada de frio na barriga.

Hoje, quando escuto essa música, lembro dessa agonia em forma de dor e nos pensamentos que eu não conseguia digerir. A leitura agora é diferente, penso mais no sentido de aproveitar os momentos, no "carpe diem", na valorização do cotidiano, porque, de certo...o futuro é incerto. E a vida é hoje.

E você?
O que faria?








3 comentários:

Janaína Bento disse...

A música me leva p/ longe, bem como a imagem. Talvez por isso goste tanto de ver. Em relação a essa música do Mosca, não vou mentir q fico angustiada, pois não sei o q responder à gde questão. Outra q me angustia é a Epitáfio (Titãs). Talvez essa pressão no peito deva-se ao momento presente q não fz nada, nem p/ frente nem ao contrário.


P.S.: Isso dá um post.

Andrea disse...

Se só me restasse esse dia? Vai saber...

Andrea disse...

tão pra frente recebendo prêmios, hein???!!!
beijocas
Vamos marcar Palco Giratório?